Feira Internacional de Segurança ASIS

O mercado mundial de segurança está agitado. Vai começar a 57ª edição da feira de segurança da “American Society for Industrial Security”, ou simplesmente ASIS, como é popularmente conhecida. A feira é realizada anualmente nos Estados Unidos, e de forma itinerante, muda de local a cada ano. Em 2011 a feira estará sediada na famosa cidade turística de Orlando (Florida). Nos anos anteriores, a feira foi realizada nas cidades de Dallas (Texas) e Anaheim (Califórnia).

 

Outras feiras internacionais de segurança também merecem destaque na agenda global. A IFSEC, realizada em Birmingham na Inglaterra, têm grande apelo de produtos tecnológicos relacionados a área de segurança. É a preferida dos expositores orientais, como os Japoneses e os Chineses. A SICUR (Salón Internacional de Seguridad) é realizada bi-anualmente na cidade de Madrid (Espanha), e é a grande atração do mercado europeu de segurança, com uma vasta relação de expositores. No Brasil, a EXPOSEC cresce a cada ano. Recebe aproximadamente 35 mil visitantes e se consolida como referência no Mercosul e América Latina. 

 

A feira da ASIS tem dois grandes diferenciais em relação as demais: o primeiro é o fato de ser realizada nos Estados Unidos, maior mercado de segurança do mundo. A metodologia de segurança americana, assim como a cultura, é exportada para vários países, e em muitas partes, adotada como modelo a ser seguido. Outro ponto importante é o fato de ser a única grande feira do segmento no segundo semestre. IFSEC, SICUR e EXPOSEC acontecem em Maio, Março e Maio, respectivamente. É exatamente nessa época que a grande maioria das empresas projetam seus orçamentos para o ano seguinte, onde os produtos e serviços apresentados na feira da ASIS tornam-se referência para os profissionais de segurança finalizarem seus budgets, projetando investimentos, reduções e até mesmo cortes.

 

Em 2011 a feira ASIS trará inúmeras opções aos seus visitantes. Serão mais de 700 empresas exibindo novos produtos, tecnologias e serviços; 200 seções de cursos de aperfeiçoamento, divididos entre 22 temas ligados a segurança, de gestão administrativa a melhores práticas de mercado, além de shows, palestras e eventos, e o primeiro congresso (ISC)², que será realizado em paralelo à feira.

 

E as novidades chegaram antes mesmo do inicio da feira. Aproveitando o embalo tecnológico, a organização criou um aplicativo para smartphones (I-Phone, Droid ou BlackBerry), o “ASIS 2011 Mobile”. Com esse recurso, é possível acompanhar a evolução das palestras, shows e eventos, localizar expositores por área de interesse, acompanhar o lançamento de produtos e criar uma rede de relacionamento, através da opção de networking.

 

Além de todas as atrações previstas, os visitantes podem esperar surpresas da organização e contar com uma boa dose de diversão, afinal a feira está sediada em Orlando, terra dos grandes parques temáticos. Prova disso é o evento de recepção oferecido pelo Presidente da ASIS, que será na Universal Studios, na atração “The Wizarding World of Harry Potter”.

Gabriel Ribeiro Tinoco

DSE, ASE, CES é Diretor Financeiro e Comercial do Grupo Muralha. Administrador de Empresas pela PUC-SP. Pós-graduado em Planejamento e Controle Empresarial pela FAAP-SP. MBA em Direção de Segurança Empresarial pela Universidade Comillas de Madrid – Espanha. MBA em Gestão Estratégica de Segurança pela Universidade Anhembi-Morumbi. Master em PNL. Certificado de Especialista em Segurança pela ABSO. Certificado de Analista de Segurança Empresarial pela ABSEG. Diretor de Segurança Privada da ABSEG. Presidente da ASIS Chapter 214 – São Paulo – Brasil. Colunista de jornais e revistas.