Notícias da Segurança Privada

Feira Internacional de Segurança ASIS - Atendente Virtual

Feira Internacional de Segurança ASIS - Atendente Virtual


ASIS International 57th Annual Seminar and Exhibits Novidades I

Os fãs de ficção cientifica como “Star Trek” e “Star Wars” sempre imaginaram o momento em que a raça humana se comunicaria através de imagens holográficas, como acontece nas famosas séries do cinema.

A tecnologia atual ainda não permite esse tipo de interação, mas uma empresa da Califórnia, a Nextistant, esta apresentando na feira um novo conceito de prestação de serviços: o Atendente Virtual. Longe de ser um holograma, a tecnologia apresentada foi desenvolvida com imagens em alta definição (HD). Esse equipamento, que mistura tecnologia e prestação de serviços, gera uma imagem virtual, que através de tecnologia IP, permite contato e interação com publico e visitantes.

O grande desafio do fabricante é quebrar a resistência que as pessoas têm em interagir com uma máquina. A aposta em apresentar uma imagem em  alta definição é tentar criar um contato “olho no olho”, se é que podemos usar esse termo.

Ao visitar o stand a reação das pessoas é de interesse e curiosidade. Os visitantes querem ver essa nova tecnologia, saber como funciona e tentar um primeiro contato com o atendente virtual. Ao mesmo tempo, existe um pouco de desconfiança e dúvida em relação ao atendimento, pois realmente falta calor humano.  A imagem, por si só, não consegue gerar empatia nas pessoas.

O fabricante pretende utilizar a sua tecnologia em atendimento à balcões, como o prestado em check-in e check-out de hotéis e aeroportos, alem é claro, de apostar no segmento de segurança, especialmente no controle de acesso para identificação de pessoas e visitantes.

Só o tempo dirá se essa idéia veio para ficar ou se será apenas mais uma novidade que não sairá das prateleiras.

Gabriel Tinoco

DSE, ASE, CES, Administrador de empresas pela PUC-SP. Pós-graduado em planejamento e controle empresarial pela FAAP-SP. Pós-graduado em gestão estratégica em segurança empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi. MBA em Direção Empresarial pela Universidade Pontifícia Comillas de Madrid – Espanha. Formado na 1ª turma do curso de gestão e controle da segurança privada pela Fundação Brasileira de Ciências Policiais da Polícia Federal. Master em PNL. Certificado de especialista em segurança pela ABSO e pela ABSEG. Sócio Administrador do Grupo Muralha.